Marketing e Endomarketing: conheça as diferenças e semelhanças

Conheça a diferença entre o marketing e o endomarketing e os benefícios que eles trazem para sua empresa

Para que a empresa tenha uma boa visibilidade, tanto pelos seus próprios funcionários, como pelos clientes, ela precisa tem uma forte base de marketing e endomarketing. Ambas utilizam também do marketing digital para alcançar o público alvo visado.


Segundo o Conselho Executivo das Normas-Padrão, entidade que reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de propaganda do país, o Brasil chegou a investir em publicidade em 2018 cerca de R$16,54 bilhões, esse valor é apenas 0,57% maior que o que foi investido em 2017.


Existe uma diferença entre o marketing e o endomarketing, o marketing visa atingir os clientes externos, utilizando ferramentas que compõem o marketing digital também, como por exemplo, anúncios online em redes sociais, propagandas em vídeos do youtube ou banners em sites que o cliente mais visita.


Já o endomarketing é uma forma de apresentar aos próprios funcionários a visão da empresa e sua cultura, dar recados e comunicados, deixar o ambiente interligado entre as diferentes áreas da empresa. 


Para conseguir implantar o endomarketing na empresa, o marketing digital está presente na forma de propagar os comunicados, convites e até diretrizes para os colaboradores.


O que é marketing e o que agrega para a empresa?


O marketing é a forma de induzir, seduzir e fidelizar um cliente, apresentando para ele o que ele procura, onde encontrar e o que fazer com o produto, através do marketing digital. Seu intuito é agregar valor ao produto, marca ou serviço disponíveis.


Investir no marketing faz com que a empresa se destaque entre as outras empresas e faz com que seus produtos se tornem mais relevantes para os clientes em comparação aos concorrentes.


Uma boa campanha de marketing pode alavancar as vendas de uma empresa em questão de horas, e fazer com que uma marca fique conhecida no mundo todo, recebendo grande visibilidade. Isso se dá de uma forma mais rápida por meio de estratégias do marketing digital como:


Inbound Marketing

Essa é uma estratégia para trazer os clientes até a empresa. De forma a entender as “dores” do cliente e apresentar uma solução. Ou seja, a empresa precisa definir o público alvo, entender quais os interesses desse público e apresentar soluções para que esse público queira seus produtos.


Redes Sociais

As redes sociais são uma plataforma poderosa quando se fala em interação com marcas. É através delas que os clientes podem se sentir mais próximos das empresas e com isso aproveitarem promoções, lançamentos e propagar as marcas favoritas de forma mais fácil.


Blog

É pelo blog que o marketing digital ganha força, ele é um canal exclusivamente de comunicação com o público, sem as interferências e distrações que outros canais como podem ter. A empresa pode alimentar o blog com produções sobre os produtos, formas de utilizá-los ou coisas relevantes ao assunto.


Porém o marketing não é apenas uma forma de vender. Ele também é importante para o cliente, sua importância se dá na forma dele encontrar o que precisa, pois o marketing não “cria” a necessidade do cliente de ter um produto, ele apenas apresenta a melhor oferta do que ele está buscando, apenas atende essa necessidade.


Qual a função do Endomarketing em uma empresa?


O endomarketing ou marketing interno é uma estratégia de marketing institucional, implementado dentro das empresas para que o colaborador saiba o que se passa dentro do local de trabalho, é uma forma de promover a empresa para o próprio funcionário, evitando assim, um desinteresse e desmotivação dos colaboradores. 


Para aplicar o endomarketing na empresa pode ser usadas variadas ferramentas, como o marketing digital, comunicados em quadros ou anúncios de líderes. 


A importância de utilizar essa estratégia dentro da empresa é que cada colaborador atua em uma área específica dentro da empresa e com isso possuem a capacidade de opinar sobre cada uma delas, se algum deles estiver infeliz, se sentir excluído ou desvalorizado, o rendimento cai, e com isso a visão dos que estão de fora da empresa também é afetada. 


O endomarketing, se usado de forma correta é uma maneira de fazer o colaborador se sentir a par do que acontece na empresa, fazendo ele se sentir importante e valorizado, fazendo seu rendimento aumentar e com isso melhorando a imagem que a empresa passa para os que estão de fora. Evitando assim uma rotatividade grande de funcionários na empresa. 


Uma boa campanha de marketing digital pode promover evolução dentro e fora das empresas, e com isso um sucesso garantido se for criado e mantido com excelência. 


Tudo isso se deve ao uso inteligente do marketing e do endomarting, cativando os clientes e também os colaboradores, para ter mais visibilidade da sua marca e alto desempenho na empresa.

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Caroline Pacífico , 23

Brasil, Taboão da Serra
Jornalista